terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Reunião na Divisão dos Assuntos Socias

No passado dia 22 de Janeiro de 2010, a Geração Solidária reuniu-se na Divisão dos Assuntos Sociais, na Ribeirada, com a Psicóloga Social Marisol Carmelino, entendida em assuntos de solidariedade no Concelho de Odivelas e já colaboradora em projectos de estudantes, nomeadamente da Escola Secundária de Odivelas.

Após uma pequena apresentação do grupo e seu projecto, planificação e objectivos, tivemos acesso a uma listagem dos principais centros e associações de apoio social, dedicados a jovens e a idosos, existentes em Odivelas, bem como algumas sugestões dos mais receptivos à nossa visita e entrevista.

Depois, e de acordo com as nossas pesquisas, solicitámos informações acerca da Comissão Social de Freguesia que, segundo nos foi explicado, está inserida na chamada Rede Social, que tem como objectivo a optimização dos recursos, ou seja, trabalhando em rede, uma união de esforços entre parceiros sociais (centros/associações de solidariedade e as Comissões Sociais de cada freguesia do Concelho de Odivelas), que permita um melhor aproveitamento dos recursos de cada freguesia. Actualmente, a acção da Comissão Social da Freguesia de Odivelas encontra-se, infelizmente, inactiva.

Recebemos também sugestões acerca da distribuição de lucros nos centros/associações, entrega da recolha de roupas (que ainda não acabou!), por exemplo, no Banco de Bens Doados da própria Divisão dos Assuntos Sociais, e ainda sobre formas de apresentação final.


Ficámos bastante satisfeitos com a reunião, pois além de todo o apoio prometido durante a concretização do projecto, até ao fim do ano, sentimos, cada vez mais, que estamos, de facto, a trabalhar para uma mudança de comportamentos e até mentalidades pois, afinal, a Geração Solidária é a Nossa Geração, a Geração do Futuro.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social - Lançamento

Realizou-se ontem, dia 21 de Janeiro, em Madrid, a Conferência de lançamento do Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social, que termina a 17 de Dezembro, em Bruxelas.

Perto de 80 milhões de europeus (17% da população da UE e 18% da população portuguesa) vivem abaixo do limiar da pobreza, revela o Eurostat.
73% dos europeus considera que a pobreza é um problema que alastra nos respectivos países e 89% reclamam dos Governos uma acção urgente para os combater.

Assim, a Comissão Europeia estabelece o combate à pobreza como objectivo prioritário. Estão previstas, a nível europeu, conferências e iniciativas de comunicação de alto nível, a par de eventos artísticos, competições jornalísticas, actividades desportivas e culturais, assim como actividades a nível nacional em cada um dos Estados-membros. Com um orçamento de 17 milhões de euros, a Comissão Europeia espera, de facto, conseguir chamar a atenção da Europa e do Mundo na questão da pobreza, dando o exemplo a partir deste investimento a longo prazo, assim como inúmeras parcerias.

A Comissão Europeia pela à «União» e à solidariedade dos europeus, para que todos juntos nos dediquemos a:
- Encorajar a participação e o compromisso político de todos os segmentos da sociedade para participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social, desde o nível europeu ao nível local, no sector público e no privado;
- Motivar todos os cidadãos europeus a participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social;
- Dar voz às preocupações e necessidades de todos quanto atravessam situações de pobreza e de exclusão social;
- Dar a mão a organizações da sociedade civil e a ONG na área da luta contra a pobreza e a exclusão social;
- Ajudar a derrubar os estereótipos e a estigmatização da pobreza e da exclusão social;
- Fomentar uma sociedade que garanta a qualidade de vida, o bem-estar social e a igualdade de oportunidades para todos;
- Reforçar a solidariedade entre gerações e garantir o desenvolvimento sustentável.

Para saber mais:

A luta contra a pobreza e a exclusão social, a divulgação das formas de ajudar e dos que fazem disso um dos objectivo de vida são, também, a grande essência do nosso projecto - a sensibilização para estas causas, pois a garantia de um mínimo e digno nível de vida é o primeiro passo para tornar Odivelas uma cidade melhor.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Solidários com Haiti - COMO AJUDAR

O Haiti foi alvo de um sismo de magnitude 7.3 na escala de Richter, na passada terça-feira, dia 12 de Janeiro. Estima-se que três milhões de pessoas tenham sido afectadas pelo sismo, 300 mil se encontrem desalojadas... o número de vítimas mortais oscila entre as 50 mil e as 100 mil pessoas.

Não fiques de braços cruzados nesta catástrofe, todos os cêntimos contam!

COMO AJUDAR HAITI?

»
Portugal Telecom e TMN
760 206 206
Contribuição de 0.60€ + IVA para as ONGs em missão

»
AMI
NIB: 0007 001 500 400 000 00672
Multibanco: entidade - 20909; referência - 909 909 909

»
Cáritas
NIB: 0035 0697 0063 0007 53053

»
Cruz Vermelha
Multibanco: entidade - 20999; referência - 999 999 999
Cheque: CVP - Fundo de Emergência, Departamento Financeiro da Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Jardim 09 de Abril, n.º1 a 5, 1249-083, Lisboa

»
Associação Amurt
NIB: 0035 2168 0002 0393 63021
Cheque: Amurt - Associação de Apoio Social e Humanitário, Rua Visconde de Santarém, nº 71 3º andar, Sala 1 1000 - 286 Lisboa

»
Oikos
NIB: 0035 0355 0002 9529 63085

»
Associação para a Cooperação, Intercâmbio e Cultura
NIB: 0033 0000 4520 7093 56805

(Publico.pt) Eis algumas pistas da InterAction, coligação internacional de organizações de assistência humanitária:

- Opte por doar dinheiro a organizações de ajuda humanitária reconhecidas, permitindo aos profissionais obterem exactamente aquilo que é preciso sem sobrecarregar os recursos já escassos para os transportes e armazenamento;

- Quem quiser voluntariar-se para ajudar no terreno tem que ter experiência anterior em cenários de calamidade ou em países estrangeiros, ou possuir capacidades técnicas em carência no momento, e deve fazê-lo através de uma organização reconhecida de assistência humanitária. Mais informação disponível no Centro de Informações sobre Desastres Internacionais, agência ligada ao gabinete de Assistência em Calamidades das Nações Unidas, em
http://www.cidi.org/.