sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social - Lançamento

Realizou-se ontem, dia 21 de Janeiro, em Madrid, a Conferência de lançamento do Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social, que termina a 17 de Dezembro, em Bruxelas.

Perto de 80 milhões de europeus (17% da população da UE e 18% da população portuguesa) vivem abaixo do limiar da pobreza, revela o Eurostat.
73% dos europeus considera que a pobreza é um problema que alastra nos respectivos países e 89% reclamam dos Governos uma acção urgente para os combater.

Assim, a Comissão Europeia estabelece o combate à pobreza como objectivo prioritário. Estão previstas, a nível europeu, conferências e iniciativas de comunicação de alto nível, a par de eventos artísticos, competições jornalísticas, actividades desportivas e culturais, assim como actividades a nível nacional em cada um dos Estados-membros. Com um orçamento de 17 milhões de euros, a Comissão Europeia espera, de facto, conseguir chamar a atenção da Europa e do Mundo na questão da pobreza, dando o exemplo a partir deste investimento a longo prazo, assim como inúmeras parcerias.

A Comissão Europeia pela à «União» e à solidariedade dos europeus, para que todos juntos nos dediquemos a:
- Encorajar a participação e o compromisso político de todos os segmentos da sociedade para participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social, desde o nível europeu ao nível local, no sector público e no privado;
- Motivar todos os cidadãos europeus a participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social;
- Dar voz às preocupações e necessidades de todos quanto atravessam situações de pobreza e de exclusão social;
- Dar a mão a organizações da sociedade civil e a ONG na área da luta contra a pobreza e a exclusão social;
- Ajudar a derrubar os estereótipos e a estigmatização da pobreza e da exclusão social;
- Fomentar uma sociedade que garanta a qualidade de vida, o bem-estar social e a igualdade de oportunidades para todos;
- Reforçar a solidariedade entre gerações e garantir o desenvolvimento sustentável.

Para saber mais:

A luta contra a pobreza e a exclusão social, a divulgação das formas de ajudar e dos que fazem disso um dos objectivo de vida são, também, a grande essência do nosso projecto - a sensibilização para estas causas, pois a garantia de um mínimo e digno nível de vida é o primeiro passo para tornar Odivelas uma cidade melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário