Reduzir para metade a pobreza extrema e fome até 2015
1.2 mil milhões de pessoas por todo o mundo vivem com menos de 1.25 dólar por dia (pobreza extrema). As pessoas extremamente pobres sofrem de fome e subnutrição e não têm possibilidade de aquisição de medicamentos essenciais ou de acesso a água potável e saneamento básico.
As últimas estatísticas demonstram que muito pouco progresso foi feito na redução da pobreza extrema na África Subsariana. Estima-se que o aumento do preço dos alimentos leve mais 100 milhões de pessoas a cair na pobreza extrema, sendo as regiões mais afectadas a África Subsariana e o Sul da Ásia.
850 milhões de pessoas no mundo carecem de uma alimentação suficiente para satisfazer as suas necessidades calóricas básicas. Este ano, o número de crianças com peso abaixo do normal excedeu os 140 milhões.
A petição
«Estamos a escrever-te sobre as 2 mil milhões de pessoas que ainda vivem com menos de €1.35 por dia. No nosso mundo actual, isto é simplesmente inaceitável porque não faltam recursos. O que falta é a vontade política. (...) Pressiona-os a cumprir com as promessas! Age! Escreve ao líder do teu país, com cópia para o actual Presidente do Conselho da UE, José Rodríguez Zapatero pedindo-lhe para estabelecer prazos vinculativos para aumentar a Ajuda Pública ao Desenvolvimento e melhorar a sua eficácia.»
Realojamentos na sequência de um acordo de colaboração firmado, a 01 de Junho de 2009, entre a Câmara Municipal de Odivelas e o Instituto da Habitação e da Reabilitação URBANA (IHRU), no âmbito do Programa de Financiamento para Acesso à Habitação – PROHABITA. Este programa visa dinamizar a resolução da situação de 75 famílias, que e não puderam ser abrangidas pelo programa especial de realojamento (PER).
As famílias provêm, na maioria, dos bairros Casal dos Pastores e Maximino, situados na freguesia de Odivelas, e foram realojadas no bairro da Arroja e na freguesia da Póvoa de Santo Adrião, possuindo a partir desse momento melhores condições de habitabilidade.
Com a entrega destas 30 habitações, arrendadas no mercado livre, ficam já solucionados 62 casos de carência habitacional. Espera-se, ainda, que no decorrer dos próximos meses possa concluir-se esta candidatura ao PROHABITA, atribuindo as últimas 13 habitações.
“Estas são as chaves de um novo e melhor futuro, da nossa aposta em ajudar-vos a viver numa casa com condições dignas”, afirmou a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador que, juntamente com o Chefe do Gabinete da Presidência, José Esteves, entregou as chaves das novas habitações às famílias.
A Estafeta vai envolver cerca de 2100 jovens dos 142 grupos-turma da Medida PIEF (Programa Integrado de Educação Formação) que, juntamente com todos os cidadãos que queiram participar (a título individual ou enquanto elemento de uma instituição social que se queira associar), vão percorrer todo o país e passar o testemunho ao longo de 1800 quilómetros. Entre os parceiros encontra-se o Ministério da Educação e o Intituto Português da Juventude, assim como várias Instituições de Solidariedade Social.
Ciclo de cinema sobre essa temática, que resulta da associação da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, da Associação das Mulheres Contra a Violência e da Câmara Municipal de Lisboa.
- dia 19 de Abril «Feios, Porcos e Maus», no Cinema São Jorga
- dia 26 de Abril «A Turma», na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
- dia 7 de Maio «Ninguém Sabe», na Cinemateca Portuguesa
Aproximando-se mais um Dia Mundial da Criança, não percas esta homenagem e reflecte sobre a Convenção dos Direitos da Criança. E passa a palavra - a entrada é grátis!
19 a 25 de Abril - Semana de Acção Global pela Educação
21 e 22 de Abril - Dias do Desenvolvimento 2010
sabe tudo aqui: Agência ODM, uma rede de jovens activistas pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) que pretende mobilizar a sociedade portuguesa - sobretudo os jovens do ensino superior - para assumirem o seu papel enquanto cidadãs e cidadãos globais.
Assim, cada vez mais sentimos vontade de empenho na sensibilização para estas causas, e na activa prática do bem, por quem mais precisa. A nossa recolha termina com o mês de Abril. E, brevemente, todas as roupas e outras bens que nos forneceram serão doados a quem mais precisa, de forma justa e equilibrada. Por isso, tens mais duas semana para ajudar! Já armazenámos quilos e quilos de roupas, mas ainda podes contribuir com alimentos não perecíveis e brinquedos, que nos podem ser entregues todas as manhãs na sala 13, pavilhão A3A! Se não participaste, ainda estás a tempo! Se já participaste, passa a palavra!
A Geração Solidária agradece.
Sem comentários:
Enviar um comentário