terça-feira, 22 de junho de 2010

(isto não é) o fim

A esperada curta-metragem!
«Ajudar em Odivelas - Um Filme da Geração Solidária»













... e o resumo da curta-metragem, previamente apresentado no Pavilhão Polivalente, no dia 5 de Junho...




... e divulgado pela Agência ODM no facebook e no site!

Mas, tal como afirmámos, o projecto não acaba aqui! A solidariedade manter-se-á na ordem do dia muito tempo depois deste blog ter encerrado, pelo menos, assim o esperamos nós.

Então e agora?
Agora decorre o Mundial de Futebol, na África do Sul. Para além de apoiares a tua selecção, já conheces o outro lado do Mundial?

Join 1GOAL Banner



Nunca deixes de procurar o que fazer,
há sempre Causas pelas quais vale a pena lutar!
Não te esqueças que eu, tu, nós vamos ser
os próximos médicos, arquitectos,
engenheiros, economistas, professores,
jornalistas, governantes e líderes mundiais!
É na nossa Geração que estão depositadas
as esperanças de mudar o mundo.
E é sem dúvida nas nossas mãos que está
a possibilidade de concretizar esse sonho.
Nunca desistas!


Geração Solidária: tu também fazes parte!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

«Ajudar em Odivelas II» - um resumo da curta-metragem

A convite da Agência ODM para a publicação do nosso filme no seu site oficial, a Geração Solidária resolveu elaborar um resumo da curta-metragem «Ajudar em Odivelas - um filme da Geração Solidária», e integrá-lo nas apresentações finais de todos os grupos de Área de Projecto do 12º ano.

Assim sendo, «Ajudar em Odivelas II», um filme-resumo será apresentado em antestreia no Pavilhão Polivalente, dia 5 de Junho (Sábado), a partir das 9h30min. Aparece!

ODM: marcha contra a fome este Domingo!



«No mesmo dia e à mesma hora, em mais de 65 países, milhares de pessoas participam nesta causa.

Participe!

Contribua com 5€ e Marche Contra a Fome

Lisboa, Torre de Belém - Docas

Domingo, 6 de Junho»

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Semana de Área de Projecto

Conforme prometido, trouxemos a Agência ODM a Odivelas!
Durante toda a manhã de quarta-feira, dia 19 de Maio, as Agentes ODM Linda e Joana aliciaram os visitantes a saber mais sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio - ou por outras palavras, activaram todos quantos pararam na banca da Geração Solidária!

Todos os participantes tiveram à sua disposiçõa diversos panfletos sobre o grupo de jovens activistas, assim como os próprios ODM e iniciativas internacionais associadas. E além de deixarem alguns dados de modo a receber todas as novidades sobre a Agência ODM, puderam ainda deixar a sua mensagem sobre os ODM afixada no nosso placar.

Através da resolução de um puzzle e do visionamento de vários vídeos, os participantes ficaram a conhecer melhor os ODM - porque é jovens activos e conscientes que queremos em Odivelas!
As agentes ODM Linda e Joana, com três dos elementos da Geração Solidária.



A Geração Solidária agradece ao todos os participantes e muito especialmente às Agentes ODM Linda e Joana que, sempre animadas e muito simpáticas, proporcionaram este bom momento na Semana de Área de Projecto.

A curta-metragem «Ajudar em Odivelas - um filme da Geração Solidária» foi apresentada no dia 20 à noite, e será disponibilizado no blog brevemente.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A Geração Solidária na Semana de Área de Projecto

De 17 a 21 de Maio decorre no Pavilhão Polivalente de Odivelas a Semana de Área de Projecto da ESO. A Geração Solidária preparou duas actividades:
- dia 19, durante a manhã: campanha de sensibilização para os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), pela Agência ODM. Vem conhecer este projecto, e fica a saber mais sobre os ODM!
- dia 20, (20h30min): projecção da curta-metragem «Ajudar em Odivelas - um filme da Geração Solidária». Assiste ao nosso filme (20min) e fica a conhecer melhor o projecto que desenvolvemos ao longo do ano!

Passa a palavra! Esperamos por ti, não faltes!

Geração Solidária

CURPIO, mais uma vez :)

Finalmente demos um precioso fim ao dinheiro angariado ao longo do ano lectivo: hoje, dia 17 de Maio, dirigimo-nos uma vez mais mais CURPIO, para entrega de presentes para a casa. E uma vez mais foi maravilhoso poder alegrar a vida dos nossos idosos em Odivelas, que ficaram muito contentes com os presentes que oferecemos. É por momentos como este que o projecto vale a pena.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Fome - em Portugal e no Mundo

29 e 30 de MAIO
Campanha de Recolha
de Alimentos
em Supermercados
Ficha de Voluntário aqui

A FAO lançou uma campanha contra a fome com o actor Jeremy Irons. Vê o vídeo e assina a petição em protesto contra a situação dos mil milhões de pessoas no mundo que não têm o que comer.
click

Realojamento em Odivelas e AECPES no Rock in Rio

«No dia 12 de Maio, teve lugar mais um realojamento com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador, que entregou a chave da nova habitação ao agregado familiar, na Urbanização da Arroja.
O agregado familiar é proveniente do Núcleo do Plano Especial de Realojamento (PER) do Casal dos Apóstolos, na Freguesia de Odivelas. Susana Amador realçou o papel do Departamento da Habitação que, nos últimos anos, já realojou cerca de 1200 pessoas, reafirmando a sua preocupação com os mais pobres, as crianças e os idosos.»
(fonte) E que essa preocupação se mantenha, pois nunca será em demasia!


Simultanemanente, continuam a decorrer as iniciativas associadas ao Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social (AECPES): «no âmbito do protocolo Escola Solar, estabelecido com a Better World, foi cedido ao ISS, I.P. um espaço para estar representado no festival Rock in Rio.Tendo em conta que se trata de um evento com uma grande adesão de público e também com uma grande exposição mediática, considerou-se ser importante que estivesse representado o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Assim, nos dias 21, 22, 27, 29 e 30 de Maio de 2010, o Ano Europeu estará presente através de um stand muito especial, tendo como principal objectivo promover a responsabilização e mobilização do conjunto da sociedade no esforço de erradicação de situações de pobreza e exclusão.» (fonte)


Já sabes: não deixes de visitar este stand se vais ao Rock in Rio 2010!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tyrannybook - a rede social de defesa dos Direitos Humanos

Uma das mais famosas redes sociais, o Facebook, ganha agora um parente, o Tyrannybook, lançado pela Amnistia Internacional – Portugal e a Leo Burnett Ibéria, «uma rede que pretende criar uma consciência alargada acerca das várias atrocidades que são cometidas um pouco por todo o mundo. Através de um sistema de seguidores, os utilizadores podem actualizar-se acerca das faltas que vários líderes cometem perante os conhecidos e consagrados Direitos Humanos.»
Com um formato semelhante ao já famoso Facebook, o registo no Tyrannybook permite-te vigiar alguns dos «tiranos» mundiais actuais, como Omar Al-Bashir do Sudão, ou Mahmoud Ahmadinejad do Irão. Podes ainda aliar-te com outros opositores a estes líderes mundiais, discutindo as suas acções e partilhando opiniões.

Contando a visibilidade e adesão características das redes sociais, nomeadamente, por parte dos jovens, «a Amnistia espera conseguir um maior apoio às causas que promove, sendo que dentro do próprio Tyrannybook todas as suas acções são reportadas e terão uma ligação directa para o website oficial da Amnistia Internacional - Portugal, onde os utilizadores poderão informar-se mais a fundo sobre como podem ajudar a promover os Direitos Humanos.»

ComTacto na rua


«A Junta de Freguesia de Odivelas através do Projecto “ComTacto na Rua” – Projecto para a Prevenção do Consumo de Droga e Combate à Exclusão Social – efectua, praticamente semanalmente, Rondas Nocturnas com o objectivo de elaborar um diagnóstico social acerca da população sem-abrigo existente na Freguesia de Odivelas, nomeadamente averiguar o número de indivíduos sem-abrigo e sua localização.» (fonte)

A Geração Solidária fica contente por iniciativas como esta; tanto a Junta de Freguesia de Odivelas como a Câmara de Odivelas têm desenvolvido esforços relativos à exclusão social, particularmente juntos dos dois irmãos-sem abrigo que vivem perto do Centro Comercial Oceano, situação pela qual também a Geração Solidária já demonstrou interesse e preocupação, partilhados com a Divisão dos Assuntos Sociais, da Câmara de Odivelas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Agradecimentos - e o projecto continua!

Olá pessoal!

Na semana passada, concluímos a recolha que durante todo o ano promovemos, com a sua entrega ao Banco dos Bens Doados. A Divisão dos Assuntos Sociais disponibilizou-nos um veículo da Câmara de Odivelas para o transporte até ao local de armazenamento. A todos os que contribuiram e tornaram a nossa recolha de bens possível, o nosso muito obrigado!


Na Sexta-Feira, reunimo-nos, novamente, com a Drª Marisol Carmelino na Divisão dos Assuntos Sociais, efectuando um balanço sobre o projecto ao longo do ano lectivo. Mais uma vez o seu apoio se tem mostrado essencial no bom desenvolvimento do projecto e, mais uma vez, agradecemos publicamente a sua disponibilidade e simpatia.


Já só falta um mês, mas há ainda muito trabalho para fazer!

domingo, 25 de abril de 2010

«Cinema de Bairro» - não percas

No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social, a Fundação INATEL implementa neste momento o projecto sociocultural Cinema de Bairro”, financiado pelo Instituto da Segurança Social.

Mais de 20 jovens de bairros de Guimarães, Coimbra, Amadora, Beja e Olhão rompem a sua rotina nem sempre fácil e abraçam a experiência do cinema. Assim, no dia 27 de Abril “Cinema de Bairro” vai estrear no Teatro da Trindade em Lisboa, pelas 20h30min. Um olhar inocente, cúmplice e real. Histórias de um dia-a-dia desconhecido.

Acompanha o projecto pelo facebook, e sabe mais aqui e aqui.

Em plena sintonia, a Geração Solidária também se encontra em fase cinematográfica! Em breve poderás desfrutar da curta-metragem do nosso projecto, de Setembro a Maio. Fica atento!

domingo, 18 de abril de 2010

A Geração Solidária está de volta!

Após umas férias um tanto merecidas, a Geração Solidária volta com todo o fôlego para o último período lectivo de aulas! Um período mais curto e, por isso, mas intenso, que exige mais esforço para finalizar o projecto iniciado em Setembro... mas que não acabará com o ano lectivo, pois actos solidários serão sempre necessários.
Prova disso são as últimas iniciativas que deixamos aqui. Tanto em Odivelas, como a nível nacional, os portugueses têm-se mostrado sensibilizados para as grandes causas de humanitarismo e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Iniciativas estas acompanhadas e aplaudidas pela Geração Solidária - e que venham mais!

Final de Março - lançamento da petição electrónica «Unidos contra a pobreza»

Petição promovida pela Campanha do Milénio das Nações Unidas que, dirigida ao Primeiro-Ministro José Sócrates e aos restantes líderes da UE, conta vir a influenciar a agenda do Conselho Europeu no próximo dia 18 de Junho, em Madrid. Os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (que figuram na barra lateral desde blog desde Setembro) foram acordados pelos 189 líderes políticos da ONU.

Reduzir para metade a pobreza extrema e fome até 2015
1.2 mil milhões de pessoas por todo o mundo vivem com menos de 1.25 dólar por dia (pobreza extrema). As pessoas extremamente pobres sofrem de fome e subnutrição e não têm possibilidade de aquisição de medicamentos essenciais ou de acesso a água potável e saneamento básico.
As últimas estatísticas demonstram que muito pouco progresso foi feito na redução da pobreza extrema na África Subsariana. Estima-se que o aumento do preço dos alimentos leve mais 100 milhões de pessoas a cair na pobreza extrema, sendo as regiões mais afectadas a África Subsariana e o Sul da Ásia.
850 milhões de pessoas no mundo carecem de uma alimentação suficiente para satisfazer as suas necessidades calóricas básicas. Este ano, o número de crianças com peso abaixo do normal excedeu os 140 milhões.

A petição
«Estamos a escrever-te sobre as 2 mil milhões de pessoas que ainda vivem com menos de €1.35 por dia. No nosso mundo actual, isto é simplesmente inaceitável porque não faltam recursos. O que falta é a vontade política. (...) Pressiona-os a cumprir com as promessas! Age! Escreve ao líder do teu país, com cópia para o actual Presidente do Conselho da UE, José Rodríguez Zapatero pedindo-lhe para estabelecer prazos vinculativos para aumentar a Ajuda Pública ao Desenvolvimento e melhorar a sua eficácia.»


Realojamentos na sequência de um acordo de colaboração firmado, a 01 de Junho de 2009, entre a Câmara Municipal de Odivelas e o Instituto da Habitação e da Reabilitação URBANA (IHRU), no âmbito do Programa de Financiamento para Acesso à Habitação – PROHABITA. Este programa visa dinamizar a resolução da situação de 75 famílias, que e não puderam ser abrangidas pelo programa especial de realojamento (PER).
As famílias provêm, na maioria, dos bairros Casal dos Pastores e Maximino, situados na freguesia de Odivelas, e foram realojadas no bairro da Arroja e na freguesia da Póvoa de Santo Adrião, possuindo a partir desse momento melhores condições de habitabilidade.
Com a entrega destas 30 habitações, arrendadas no mercado livre, ficam já solucionados 62 casos de carência habitacional. Espera-se, ainda, que no decorrer dos próximos meses possa concluir-se esta candidatura ao PROHABITA, atribuindo as últimas 13 habitações.
Estas são as chaves de um novo e melhor futuro, da nossa aposta em ajudar-vos a viver numa casa com condições dignas”, afirmou a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador que, juntamente com o Chefe do Gabinete da Presidência, José Esteves, entregou as chaves das novas habitações às famílias.


Iniciativa organizada pelo Programa para Inclusão e Cidadania (PIEC), no âmbito do Plano Nacional do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social ( já divulgado neste blog), que pretende sensibilizar para os problemas da pobreza e da exclusão social entre os jovens.
A Estafeta vai envolver cerca de 2100 jovens dos 142 grupos-turma da Medida PIEF (Programa Integrado de Educação Formação) que, juntamente com todos os cidadãos que queiram participar (a título individual ou enquanto elemento de uma instituição social que se queira associar), vão percorrer todo o país e passar o testemunho ao longo de 1800 quilómetros. Entre os parceiros encontra-se o Ministério da Educação e o Intituto Português da Juventude, assim como várias Instituições de Solidariedade Social.


Ciclo de cinema sobre essa temática, que resulta da associação da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, da Associação das Mulheres Contra a Violência e da Câmara Municipal de Lisboa.
- dia 19 de Abril «Feios, Porcos e Maus», no Cinema São Jorga
- dia 26 de Abril «A Turma», na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
- dia 7 de Maio «Ninguém Sabe», na Cinemateca Portuguesa
Aproximando-se mais um Dia Mundial da Criança, não percas esta homenagem e reflecte sobre a Convenção dos Direitos da Criança. E passa a palavra - a entrada é grátis!

19 a 25 de Abril - Semana de Acção Global pela Educação

21 e 22 de Abril - Dias do Desenvolvimento 2010
sabe tudo aqui:
Agência ODM, uma rede de jovens activistas pelos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) que pretende mobilizar a sociedade portuguesa - sobretudo os jovens do ensino superior - para assumirem o seu papel enquanto cidadãs e cidadãos globais.


Assim, cada vez mais sentimos vontade de empenho na sensibilização para estas causas, e na activa prática do bem, por quem mais precisa. A nossa recolha termina com o mês de Abril. E, brevemente, todas as roupas e outras bens que nos forneceram serão doados a quem mais precisa, de forma justa e equilibrada. Por isso, tens mais duas semana para ajudar! Já armazenámos quilos e quilos de roupas, mas ainda podes contribuir com alimentos não perecíveis e brinquedos, que nos podem ser entregues todas as manhãs na sala 13, pavilhão A3A! Se não participaste, ainda estás a tempo! Se já participaste, passa a palavra!


A Geração Solidária agradece.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Feira Patrimonius




No dia 24 de Março teve o início a Feira Patrimonius com actuação do grupo de cantares do CURPIO organizada e orientada pelo grupo Geração Solidária. Os elementos do grupo de cantares começaram a chegar por volta das 11h e estavam todos muitos entusiasmados por actuarem num ambiente diferente, numa Escola Secundária. Conforme planeado a actuação iniciou-se às 11h30 e registou uma grande adesão por parte da comunidade escolar. Foi muito gratificante para nós proporcionar um bom momento quer ao grupo do CURPIO, quer à comunidade escolar. No dia 25 começaram as exposições, na qual a Geração Solidária apresentou, além do nome, projecto e blog de grupo, algumas associações em Odivelas que a comunidade escolar pode eventualmente visitar e ajudar; apresentámos ainda, a visita ao CURPIO. Na parte da tarde conforme programado realizou-se uma palestra sobre o Banco de Voluntariado de Odivelas, com a presença da DrªMarisol Carmelino, da Arq.ta. Manuela Henriques e do Engº João Henriques. A palestra revelou-se interessante e acessível e, a pouco e pouco, registámos a adesão de alunos, docentes e auxiliares que se juntaram ao debate de ideias cerca do voluntariado realizado em Odivelas.

(brevemente incluiremos fotografias da palestra)

No dia 26 continuámos com a exposição e sorteámos o Cabaz de Páscoa, cujo número premiado foi o 50, Joana Marques, do 12ºA.

Durante os três dias promovemos a recolha de bens como temos feito ao longo do ano, colocando à disposição da comunidade escolar três caixas identificadas como armazenando roupas, brinquedos e alimentos não perecívies, e ficámos muito contentes ao registar alguns contributos, assim como eventuais futuros contributos por parte dos professores principalmente.








O grupo agradece a todas as pessoas que ajudaram a tornar possíveis o sucesso da Geração Solidária na Feira Patrimonius, assim como aos nossos prestáveis convidados e todos os desfrutaram e participaram nas actividades programadas. Obrigada!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Evento de Área de Projecto - programa da Geração Solidária

Nos próximos dias 24, 25 e 26 de Março realizar-se-á na nossa escola um evento dedicado aos grupos de Área de Projecto do 12º ano. Vários grupos se preparam para apresentar elementos relativos ao seu produto final, assim como organizaram actividades relacionadas com o projecto. A Geração Solidária não podia faltar a esta festa! Durante os três dias teremos uma pequena exposição, assim como os nossos habituais caixotes para recolha de roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis.
Assim, o programa do grupo é:

Dia 24, às 11h30min - actuação do Grupo de Cantares do CURPIO, no palco da Sala de Convívio, com a presença da Presidente Constância Freitas e do acordionista João Dores.

Dia 25, às 15h - palestra com o Banco de Voluntariado de Odivelas, no refeitório, com presença da Dra. Marisol Carmelino.

Dia 26, às 11h30min - sorteio de um Cabaz de Páscoa.

É isso mesmo, um delicioso cabaz de Páscoa, recheado de amêndoas, chocolate, um Queijo de Seia e a tradicional Marmelada de Odivelas. A venda das senhas começa já amanhã, dia 23 de Março, por isso, fica atento/a!

Passa a palavra!
Aparece, contribui e diverte-te!


Geração Solidária

terça-feira, 16 de março de 2010

Jazz pela Madeira no Centro Cultural Malaposta

No próximo dia 28 de Março realiza-se, no Centro Cultural Malaposta, um espectáculo de solidariedade, cujas receitas de bilheiteria reverterão a favor das vítimas da Madeira, lucros esses que serão distribuídos pela Cáritas. Toma nota:
Local: Centro Cultural Malaposta
Data: 28 de Março
Hora: 21h30min
Custo: 20€
Espectáculo:
- concerto de jazz com Maria Viana, Rao Kyao (sopro), Kirk Lightsey (piano), Nélson Cascais (contrabaixo)
- leilão de obras dos artistas plásticos Francisco Aquino, Eduardo Meri, Sofia Areal, Tomás Vieira e Sara Maia (os lucros do leilão revertem para a mesma causa)
Organização: Luísa Reis (filha de madeirenses) em parceria com Maria Viana, com o apoio do Centro Cultural Malaposta, e com a colaboração da Cáritas.


(mais informações aqui e aqui)

sexta-feira, 5 de março de 2010

Ajuda à Madeira

Na passada Quarta-feira (dia 3) o Grupo Geração Solidária deu o seu contributo à Madeira dirigindo se ao posto dos correios onde pode enviar bens necessários para os Madeirenses prejudicados por esta catástrofe.

Não foi só um contributo do Grupo, mas sim de todos aqueles, que contribuíram para podermos ter todas as roupas que foram enviadas, desde já um Obrigado!








Mas esperemos que o vosso contributo não fique só por aqui!

terça-feira, 2 de março de 2010

Fomos ao CURPIO!

Na passada sexta-feira, dia 26 de Fevereiro, visitámos o Centro Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos de Odivelas (CURPIO). Entrevistámos a enfermeira e actual Presidente Maria Constância Freitas, que muito cordialmente aceitou responder às nossas perguntas. Depois, procedeu à apresentação e identificação de todos os espaços das actuais instalações do CURPIO, enquanto nos descrevia as actividades que lá se realizam. No fim, entrevistámos uma das utentes, a D. Ludovina Eugénia, que muito entusiasticamente pousou para a nossa câmara.
Fiquem com uma foto do grupo Geração Solidária, junto dos utentes do CURPIO.




segunda-feira, 1 de março de 2010

Lançamento Nacional da Petição ACABAR COM A POBREZA JÁ!

Para assinalar o Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, a Cáritas está a promover a realização de uma petição na qual apela ao fim da pobreza infantil na Europa, propõe a abrangência universal dos sistemas de protecção social, o acesso efectivo a serviços sociais e de saúde, e que se criem condições para que todas e todos possam ter um trabalho digno. O lançamento nacional da petição ocorre amanhã, dia 2 de Março, no Auditório da estação do Metro do Alto dos Moinhos.

Programa
10h30min/12h30min - workshops sobre Pobreza Infantil, (IAC – Instituro de Apoio à Criança).
14h30min/16h30min - workshops sobre trabalho digno (UGT, CGTP, e LOC
).
12h30min - conferência de imprensa.

Sabe mais em Acabar com a Pobreza Já e assina a petição.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Solidários com a Madeira - COMO AJUDAR

A Região Autónoma da Madeira foi alvo, no passado dia 20 de Fevereiro, de um temporal que, provocando enormes enxurradas no lugar (e mesmo fora) das ribeiras, causou danos materiais num valor que pode chegar aos 200 milhões de euros, além de cerca de 40 vítimas mortais, 120 feridos, mais de 30 desaparecidos e centenas de desalojados.

Não fiques de braços cruzados nesta tragédia, todos os cêntimos contam!

COMO AJUDAR A MADEIRA?

760 100 999 (contribuição de 0.50€)

NIB: 0036 0000 9910 5878 2439 4

» BES
NIB: 0007 0000 0083 4282 9362 3

NIB: 0019 0001 00200181 6891 5

NIB: 0038 0040 5007 0070 7711 1

NIB: 0018 0003 2271 3788 0202 1

NIB: 0032 0470 0020 3252 2604 1

NIB: 0033 0000 0025 1251 2440 5

» CTT
Campanha nacional de recolha de bens essenciais para envio para a Madeira, no âmbito do seu Programa de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, com aceitação em todas as 900 Estações de Correio do País.
Basta a qualquer pessoa dirigir-se a uma Estação de Correios, pedir a caixa solidária grátis, enchê-la com os bens e marcar como destinatário a palavra MADEIRA.
Não é preciso selo nem mais morada e o envio é grátis. Os CTT tratam de entregar os bens.
As Instituições destinatárias serão a Caritas da Madeira e a Associação Protectora dos Pobres do Funchal, que já informaram estarem a precisar principalmente dos seguintes produtos/bens:

- Lençóis
- Cobertores
- Mantas
- Almofadas
- Roupa interior (H/ S e criança)
- Roupa em geral
- Produtos de higiene
- Fraldas
- Leite em pó
- Comida para bebé
- Enlatados

760 206 060 (contribuição - 0.50€)
NIB: 0007 0096 00022990008 24
Dia 28 de Feveriro, Gala 'Uma flor para a Madeira' no Coliseu dos Recreios (contribuição - 10€)
__________________________________________________

Lembras-te do Haiti?
A iniciativa Rock by Rock promove, no próximo dia 20 de Março, um festival na Aula Magna para angarir fundos, que reverterão para a AMI na reconstrução do Haiti. A entrada será livre, mediante entrega de donativos em pontos de recolha a designar. Os artistas confirmados são Paulo Praça, UHF, We Salute AC/DC Live Tribute, Per7ume, Rui T, Casino Royal, Peste e Sida, Blue Trash Can, Klepht, Civic, Orange Latitude, Dazkarieh, Dapunksportif, Cacique 97, Funkoffandfly, Karpe Diem, NBC e os Funks, Bob da Range Sense, XEG e Dogma.
Fica a par de todas as novidades em Rock by Rock Artistas Unidos pelo Haiti.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A Recolha continua!

Já iniciámos a selecção e triagem das roupas que nos forneceram!
Mas como nunca são de mais, divulgamos mais uma vez que a recolha continua! Portanto, já sabes: ROUPAS, BRINQUEDOS E ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS podem-nos ser entregues todas as manhãs (8h:15m as 13h:15m) na sala 13 (pavilhão A3A).
Em breve encontrarás nas salas de aula um cartaz da Geração Solidária, divulgando esta mesma mensagem, de modo a que mais facilmente nos possas entregar os bens que necessitamos para ajudar quem mais precisa.


A Geração Solidária informa ainda que, após muita reflexão, decidimos não participar no concurso «Faz de Odivelas uma cidade melhor», que decorre na nossa escola no ano lectivo de 2009/2010, para os alunos de Área de Projecto do 12º ano. A decisão foi tomada com base nas alterações que seriam necessárias no projecto, para que este se adequasse aos critérios do concurso e, eventualmente, à vitória do mesmo - também desacordos surgiram no destino do eventual prémio. Assim, e evitando possíveis conflitos, perdas de tempo e recursos, optámos por continuar o projecto já delineado.

Desejamos que o concurso ocorra na base da competitividade saudável, e que esse estímulo beneficie todos os grupos concorrentes. Que as deciões finais se baseiem na justiça e imparcialidade, e na real perspectiva concretizável e prática de fazer Odivelas uma cidade melhor.


Geração Solidária

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Reunião na Divisão dos Assuntos Socias

No passado dia 22 de Janeiro de 2010, a Geração Solidária reuniu-se na Divisão dos Assuntos Sociais, na Ribeirada, com a Psicóloga Social Marisol Carmelino, entendida em assuntos de solidariedade no Concelho de Odivelas e já colaboradora em projectos de estudantes, nomeadamente da Escola Secundária de Odivelas.

Após uma pequena apresentação do grupo e seu projecto, planificação e objectivos, tivemos acesso a uma listagem dos principais centros e associações de apoio social, dedicados a jovens e a idosos, existentes em Odivelas, bem como algumas sugestões dos mais receptivos à nossa visita e entrevista.

Depois, e de acordo com as nossas pesquisas, solicitámos informações acerca da Comissão Social de Freguesia que, segundo nos foi explicado, está inserida na chamada Rede Social, que tem como objectivo a optimização dos recursos, ou seja, trabalhando em rede, uma união de esforços entre parceiros sociais (centros/associações de solidariedade e as Comissões Sociais de cada freguesia do Concelho de Odivelas), que permita um melhor aproveitamento dos recursos de cada freguesia. Actualmente, a acção da Comissão Social da Freguesia de Odivelas encontra-se, infelizmente, inactiva.

Recebemos também sugestões acerca da distribuição de lucros nos centros/associações, entrega da recolha de roupas (que ainda não acabou!), por exemplo, no Banco de Bens Doados da própria Divisão dos Assuntos Sociais, e ainda sobre formas de apresentação final.


Ficámos bastante satisfeitos com a reunião, pois além de todo o apoio prometido durante a concretização do projecto, até ao fim do ano, sentimos, cada vez mais, que estamos, de facto, a trabalhar para uma mudança de comportamentos e até mentalidades pois, afinal, a Geração Solidária é a Nossa Geração, a Geração do Futuro.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social - Lançamento

Realizou-se ontem, dia 21 de Janeiro, em Madrid, a Conferência de lançamento do Ano Europeu contra a Pobreza e Exclusão Social, que termina a 17 de Dezembro, em Bruxelas.

Perto de 80 milhões de europeus (17% da população da UE e 18% da população portuguesa) vivem abaixo do limiar da pobreza, revela o Eurostat.
73% dos europeus considera que a pobreza é um problema que alastra nos respectivos países e 89% reclamam dos Governos uma acção urgente para os combater.

Assim, a Comissão Europeia estabelece o combate à pobreza como objectivo prioritário. Estão previstas, a nível europeu, conferências e iniciativas de comunicação de alto nível, a par de eventos artísticos, competições jornalísticas, actividades desportivas e culturais, assim como actividades a nível nacional em cada um dos Estados-membros. Com um orçamento de 17 milhões de euros, a Comissão Europeia espera, de facto, conseguir chamar a atenção da Europa e do Mundo na questão da pobreza, dando o exemplo a partir deste investimento a longo prazo, assim como inúmeras parcerias.

A Comissão Europeia pela à «União» e à solidariedade dos europeus, para que todos juntos nos dediquemos a:
- Encorajar a participação e o compromisso político de todos os segmentos da sociedade para participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social, desde o nível europeu ao nível local, no sector público e no privado;
- Motivar todos os cidadãos europeus a participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social;
- Dar voz às preocupações e necessidades de todos quanto atravessam situações de pobreza e de exclusão social;
- Dar a mão a organizações da sociedade civil e a ONG na área da luta contra a pobreza e a exclusão social;
- Ajudar a derrubar os estereótipos e a estigmatização da pobreza e da exclusão social;
- Fomentar uma sociedade que garanta a qualidade de vida, o bem-estar social e a igualdade de oportunidades para todos;
- Reforçar a solidariedade entre gerações e garantir o desenvolvimento sustentável.

Para saber mais:

A luta contra a pobreza e a exclusão social, a divulgação das formas de ajudar e dos que fazem disso um dos objectivo de vida são, também, a grande essência do nosso projecto - a sensibilização para estas causas, pois a garantia de um mínimo e digno nível de vida é o primeiro passo para tornar Odivelas uma cidade melhor.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Solidários com Haiti - COMO AJUDAR

O Haiti foi alvo de um sismo de magnitude 7.3 na escala de Richter, na passada terça-feira, dia 12 de Janeiro. Estima-se que três milhões de pessoas tenham sido afectadas pelo sismo, 300 mil se encontrem desalojadas... o número de vítimas mortais oscila entre as 50 mil e as 100 mil pessoas.

Não fiques de braços cruzados nesta catástrofe, todos os cêntimos contam!

COMO AJUDAR HAITI?

»
Portugal Telecom e TMN
760 206 206
Contribuição de 0.60€ + IVA para as ONGs em missão

»
AMI
NIB: 0007 001 500 400 000 00672
Multibanco: entidade - 20909; referência - 909 909 909

»
Cáritas
NIB: 0035 0697 0063 0007 53053

»
Cruz Vermelha
Multibanco: entidade - 20999; referência - 999 999 999
Cheque: CVP - Fundo de Emergência, Departamento Financeiro da Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Jardim 09 de Abril, n.º1 a 5, 1249-083, Lisboa

»
Associação Amurt
NIB: 0035 2168 0002 0393 63021
Cheque: Amurt - Associação de Apoio Social e Humanitário, Rua Visconde de Santarém, nº 71 3º andar, Sala 1 1000 - 286 Lisboa

»
Oikos
NIB: 0035 0355 0002 9529 63085

»
Associação para a Cooperação, Intercâmbio e Cultura
NIB: 0033 0000 4520 7093 56805

(Publico.pt) Eis algumas pistas da InterAction, coligação internacional de organizações de assistência humanitária:

- Opte por doar dinheiro a organizações de ajuda humanitária reconhecidas, permitindo aos profissionais obterem exactamente aquilo que é preciso sem sobrecarregar os recursos já escassos para os transportes e armazenamento;

- Quem quiser voluntariar-se para ajudar no terreno tem que ter experiência anterior em cenários de calamidade ou em países estrangeiros, ou possuir capacidades técnicas em carência no momento, e deve fazê-lo através de uma organização reconhecida de assistência humanitária. Mais informação disponível no Centro de Informações sobre Desastres Internacionais, agência ligada ao gabinete de Assistência em Calamidades das Nações Unidas, em
http://www.cidi.org/.